Blog

compra-loteamento

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) já ajudou diversos trabalhadores a conquistarem alguns benefícios, e a conquista da casa própria é um deles.

Por meio do FGTS, é possível comprar ou construir um imóvel, quitar o contrato de financiamento e até diminuir o valor das prestações.

Por mais que isso já tenha realizado o sonho de muitas pessoas, ainda há dúvidas sobre esse assunto: afinal, é possível usar o FGTS para comprar lote?

Confira o conteúdo que preparamos para ajudar você a fazer um ótimo investimento, utilizando seu FGTS.

1. Como utilizar o FGTS para a compra de um lote?

Para começar, vamos ao ponto principal: como fazer isso? Se você é contratado pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), tem direito ao FGTS, que corresponde a 8% do seu salário mensal.

O objetivo do FGTS é suprir necessidades do trabalhador, então quem já possui um imóvel na cidade onde trabalha ou mora não pode utilizá-lo para a compra de outro imóvel.

Vale ressaltar que é fundamental conversar com um corretor de imóveis ou advogado para entender melhor sobre como utilizar o seu e evitar quaisquer falhas. 

Afinal, o FGTS pode, sim, ser utilizado para a compra de um imóvel ou para construir uma casa em seu loteamento, mas é preciso obedecer a algumas regras. Confira a seguir!

 

 

comprar lote

2. Quais são os requisitos?

Para conseguir usar o FGTS na realização do sonho da casa própria, você precisa estar por dentro de alguns requisitos, como:

– não ter recebido desconto do FGTS em outro financiamento habitacional;
– possuir capacidade civil e de pagamento;
– a prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta;
– reunir os documentos necessários (identidade, comprovante de renda, a última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal).

3. O que vale mais a pena: banco ou construtora?

É possível financiar seu imóvel ou lote não apenas pelo banco, mas por meio de uma construtora também, sabia? Pois é, os processos possuem algumas diferenças, então você pode escolher a que melhor combinar com o que você quer e precisa.

Quando o financiamento é feito diretamente com a construtora, não há a cobrança de juros sobre o valor financiado durante a construção do imóvel. Além disso, é possível conseguir mais flexibilidade nas negociações e condições de pagamento com a construtora do que com o banco.

 

compra-loteamento

4. Faça um bom planejamento

Sendo com banco ou construtora, é essencial se planejar com antecedência para diminuir as preocupações e evitar os prejuízos.

Por mais que o FGTS possa ajudar bastante nesse processo, você poderá ter gastos imprevistos ou prazos inesperados durante a construção do imóvel. Então, coloque tudo “na ponta do lápis”, pesquise construtoras, fale com especialistas do mercado imobiliário e pense no que você realmente precisa para realizar esse sonho da melhor forma.

Invista em quem realmente conhece o mercado, entende de projetos de construção, e oferece toda a segurança que você precisa para garantir seu lar do jeito que sempre quis.

Conheça a Walter Mota

A Walter Mota sabe do quão importante é o passo de comprar um imóvel ou loteamento e, por isso, sempre busca oferecer o melhor a todos os seus clientes. Com mais de 22 anos no mercado imobiliário, a empresa é reconhecida especialista em negócios de Desenvolvimento Urbano, tanto por trabalhar de forma ética quanto por produzir projetos originais e diferenciados.

Ao longo de sua história, a Walter Mota já alcançou o marco superior a 17 mil unidades vendidas, oferecendo a todos a facilidade de fazer bons negócios, e já foi agraciada 12 vezes com o Prêmio Master Imobiliário.

Nossa equipe está pronta para atender você, tirar suas dúvidas e ajudar em tudo que for preciso. Fale com a gente, clicando aqui, ou pelo WhatsApp: (85) 99191-8572 e aproveite para marcar uma visita.
Será uma alegria ajudar você a realizar o sonho da sua família.

Até mais!

 

Comentários