Blog

homem-segurando-chave

Realizar a escolha de um imóvel não é nada simples, mas há também outra grande dúvida que costuma estar presente nos pensamentos de quem vai tomar esta decisão: é melhor comprar, alugar ou construir?

Sabemos que esta decisão envolve diversos fatores e é um grande investimento, então vamos trazer as vantagens e desvantagens de cada uma destas opções, ao longo deste texto, para ajudar você a fazer a melhor. Acompanhe a leitura com a gente e confira!

Alugar: prejuízo ou investimento?

Para quem está buscando estabilidade financeira, passando por transições, pensa em mudar de casa depois ou acabou de se casar, alugar provavelmente será a melhor opção. 

Além trazer mais flexibilidade para quem precisa de um lar temporário, também permite que a pessoa possa ter um capital para investir e efetuar a compra de um imóvel ou economizar mais para que possa pagar parcelas mensais. Para isso, vale a pena buscar um aluguel com valor mais acessível, em locais bons e não necessariamente centrais nem de alto custo de vida.

Apesar de oferecer algumas vantagens, é importante lembrar que um imóvel alugado normalmente não permite que você faça personalizações ou reformas, sem a autorização do proprietário, além de que também envolve diversas burocracias.

Comprar: o sonho da casa própria vale a pena mesmo?

Garantir um cantinho para chamar de seu traz muitas vantagens, não é mesmo? Sem dúvidas, adquirir um patrimônio continua sendo visto como um ótimo investimento por muitas pessoas. Até mesmo porque caso você queira mudar de casa ou precise de alguma renda em situação emergencial, poderá vender o imóvel ou deixá-lo disponível para alugar. Porém, será que essa é a melhor escolha para você?

Uma das vantagens de comprar uma casa é poder fazer a mudança logo após fechar negócio para usufruir de um espaço que é seu. Caso você não pretenda mudar de cidade nos próximos anos, esta é uma escolha segura e que pode proporcionar uma aposentadoria mais tranquila também. Apesar disso, é imprescindível saber se o imóvel que você deseja comprar está realmente em bom estado e se o local em que este se encontra é confiável, para que você não corra o risco de sofrer possíveis prejuízos depois.

Por ser uma decisão de alto investimento, é preciso ter um bom planejamento e avaliar todos os prós e contras antes de realizar a compra. Vale a pena economizar para dar uma boa entrada e evitar juros, pesquisar as opções, conferir cada detalhe do contrato, analisar se existem falhas no imóvel, conhecer a localização e pensar também nas suas necessidades a longo prazo para saber se o determinado imóvel poderá supri-las. 

Construir: qual a vantagem de erguer uma casa do zero?

Todos sabemos que optar pela construção de um imóvel é uma alternativa que demandará mais tempo e uma pitada de paciência até ser concluída, porém é um investimento mais sólido e econômico se comparado às outras opções.

Ter a oportunidade de erguer a casa dos seus sonhos para atender aos seus desejos e às necessidades da sua família é uma imensurável vantagem. Além de permitir que você escolha os materiais de sua preferência e possa contar com profissionais confiáveis para realizar a construção, esta alternativa também facilita a possibilidade de fazer reformas ou upgrades no futuro.

Com exceção da espera para que seu imóvel fique pronto e da série de documentações necessárias para construir, escolher esta opção acaba trazendo mais economia a longo prazo, visto que você poderá ter um controle financeiro mais planejado e também não irá se preocupar com reparos por um bom tempo.

E aí, já sabe qual é a melhor opção para você e sua família? Fica de olho em nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como este ou confere nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para ficar por dentro de tudo.

Comentários