Blog

jovens conversando com corretor

Comprar loteamentos é a nova tendência no mercado imobiliário, devido aos diversos benefícios que esta escolha proporciona para quem deseja construir sua própria casa, como o baixo custo de manutenção e o alto potencial de valorização.

Entretanto, é preciso entender que esta aquisição também requer alguns cuidados. Pensando nisso, nós vamos listar os 7 pontos que mais merecem sua atenção antes de fechar negócio e partir para a construção. 

Prossiga na leitura deste texto e descubra como fazer para ter um ótimo investimento!

1. Pesquise os históricos das empresas que vendem loteamentos

Vale conversar com os responsáveis pela empresa, conferir os loteamentos que já foram feitos, solicitar visitas, conversar com quem já comprou loteamentos de tal empresa, buscar depoimentos e avaliar todo o histórico para saber se vale a pena fechar negócio.

2.Conheça e analise a localização

Nada melhor do que fazer a boa e velha pesquisa de campo! É muito importante conhecer não apenas o terreno do loteamento que você deseja comprar, mas também a região em que este se localiza.

Você pode aproveitar para dar uma volta pelos arredores, conhecer a vizinhança, verificar a acessibilidade, descobrir quais são os serviços mais próximos, analisar o tráfego e a segurança do entorno e muito mais.

mãos masculina e feminina assinado contrato

3.Verifique a documentação do lote e o contrato

Este cuidado é essencial e não pode ser negligenciado de forma alguma. Por meio da análise da documentação, você pode avaliar se a situação deste está nos conformes, se respeita as áreas de proteção ambiental e se não vai causar alguma preocupação no futuro.

É necessário consultar a legislação e também prestar bastante atenção em cada detalhe do contrato para avaliar se as promessas serão cumpridas e se há alguma dúvida antes de efetuar a compra do lote.

4.Observe o terreno e o tipo de solo

Avaliar a topografia é fundamental para ter mais segurança de que a construção vai dar certo.É indicado verificar o tamanho do lote, se há declives neste, se o terreno está muito acidentado e também as características do solo antes de iniciar o projeto.

5.Saiba se você poderá ter assistência técnica

Saber que você poderá contar com especialistas de projetos e construção, sem dúvidas, é uma “mão na roda” antes de comprar o seu lote.

Ter o auxílio de bons profissionais é um investimento que traz mais tranquilidade durante cada etapa do processo e também contribui na diminuição de gastos imprevistos.

6.Confira a infraestrutura

Analise quais são os itens de infraestrutura que o loteador vai entregar – e também os que não serão entregues – para avaliar seus futuros custos.

Alguns dos itens que devem ser observados são: asfalto, coleta de lixo, rede de drenagem, rede de esgoto sanitário, gás encanado, rede de água potável, telefonia e internet, rede de energia elétrica e iluminação pública.

7.Conte com o auxílio de um especialista em loteamentos

Além de ajuda de arquitetos e engenheiros responsáveis, também é altamente recomendável que você conte com a colaboração de uma imobiliária que conhece o mercado de loteamentos ou de um corretor especialista nesta área para ficar longe das temidas preocupações.

Continue de olho em nosso blog para acessar mais conteúdos como este e confira nossas redes sociais para acompanhar as novidades: Facebook e Instagram

Comentários

Open chat